Além de escoar a produção agrária da Zona da Mata mineira, principalmente o café, a Estrada União e Indústria também levava os primeiros transportes coletivos. Eram as diligências que, com suas quase 3 toneladas, levavam até 14 passageiros, além do cocheiro, do condutor e de um ajudante, que tocava um trompete "como aviso aos que viajavam em sentido contrário".
As diligências eram puxadas por quatro mulas, que eram trocadas nas chamadas "Estações de Muda", ao longo do caminho, em um revezamento que se repetia a cada hora, 12 vezes durante a viagem.
Museu Rodoviário
Atualmente, todas as estações de muda desapareceram, exceto a oitava, que fica na pequena Monte Serrat, distrito de Comendador Levy Gasparian, RJ e que hoje é a sede do Museu Rodoviário.
Neste museu ainda estão preservadas algumas das máquinas usadas na construção da estrada, alguns dos marcos de pedra e até a diligência usada na viagem inaugural de D. Pedro II.