O início de nossa história nos leva a uma das mais interessantes aventuras do Brasil colonial: a implantação de uma estrada permanente indo do interior de Minas Gerais, berço do ouro e das pedras preciosas, até o Rio de Janeiro, de onde estas riquezas eram levadas para Portugal.
Em apenas alguns minutos, vamos atravessar três séculos, acompanhando um único caminho que se transforma com o tempo.
No início, temos algumas trilhas indígenas galgando as encostas do litoral e caminhando corajosamente em direção ao interior.
Alguns anos mais tarde, aproveitando-se destas trilhas, surge o Caminho do Ouro, palco das aventuras dos bandeirantes que desbravaram Minas Gerais.
Mais adiante, vamos acompanhar a criação do Caminho Novo, sobre o qual surge o traçado da Estrada Nova do Paraibuna.
E, nesta rápida viagem pelo tempo e espaço, vamos prosseguindo até encontrar a Estrada União e Indústria, cuja construção trouxe ao Brasil os patriarcas da família Espeschit.
O Caminho do Ouro
O Caminho do Ouro ligava o porto de Paraty à Vila Rica (atual Ouro Preto) no interior de Minas Gerais.
O Caminho Novo
O Caminho Novo ligava o Rio de Janeiro (na época, a capital do Brasil) até as minas de Ouro Preto e Diamantina. O antigo Caminho do Ouro passou a ser conhecido como Caminho Velho.
A Estrada Nova do Paraibuna
Sobre um antigo trecho do Caminho Novo foi construída a Estrada Nova do Paraibuna.
A Cidade de Juiz de Fora
Juiz de Fora foi fundada às margens da Estrada Nova do Paraibuna.
A Cidade de Petrópolis
Petrópolis foi fundada para ser uma residência de verão do imperador D. Pedro I.
A Estrada Normal da Serra da Estrela
Esta estrada ligava o Rio de Janeiro a Petrópolis.
A Primeira Estrada de Ferro do Brasil
Esta estrada, criada pelo Barão de Mauá, ligava Porto Mauá a Raiz da Serra e viabiliza um trânsito mais rápido entre o Rio de Janeiro e Petrópolis.