Dr. João Capistrano de Macedo ALCKMIN  ‎(I1472)‎
Nomes: João Capistrano de Macedo
Sobrenome: ALCKMIN
Prefixo: Dr.

Sexo: MasculinoMasculino
      

Nascimento: 23 Outubro 1811 35 17 São João Del Rei, , MG, Brasil
Notas

Nota
1) Foi deputado estadual pela província de Minas Gerais 1842 a 1843. Fonte: ­http­://­www­.­arquivohistorico­-­mg­.­com­.­br­/­deputadosesenadores­.­html­

2) João Capistrano de Macedo Alkimin formou-se advogado em uma das primeiras turmas da Faculdade de São Francisco ‎(atual Direito USP)‎ em 1832.

3) Dr. João Capistrano de Macedo Alkimin e Maria Augusta Cessarino Ribeiro eram proprietários da Fazenda do Rosário, onde construíram uma pequena capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário.

4) Devido à fertilidade de suas terras e a paz que o lugar transmitia aos visitantes e forasteiros que por ali passavam, logo foi criado em torno da fazenda um núcleo onde se desenvolveu o povoado.

Em 1840, uma área em torno da capela transformou-se no Arraial do Rosário.

Em 8 de julho de 1876 o então Arraial do Rosário foi elevado a Distrito pelo Decreto-lei n° 2273,

Em 1887, por força do Decreto-lei n° 3442, o Distrito passou a denominar-se Nossa Senhora do Rosário de Dom Viçoso.
O nome é uma homenagem a Dom Antônio Ferreira Viçoso, Bispo de Mariana e falecido em 5 de agosto de 1875.

5) Rosário era o fazendão de meu bisavô João Capistrano de Macedo Arkmino. Para cá da fazenda era o cemitério da família Capistrano, que neste tempo pertencia ao Curato de
Mariana.

O bispo Dom Viçoso, que uma vez por ano vinha fazer crisma na fazenda, acompanhado pelo vigário de Silvestre Ferraz: Padre Antônio Nogueira. Em homenagem a este bispo, o
Capistrano velho fundou o Curato Dom Viçoso, duas léguas para baixo da fazenda.

Perto de Silvestre Ferraz havia, num patrimônio de 2 alqueires, doado pelo João Capistrano: escrivão de paz, uma igrejinha, uma casa de instrução, uma casinha paroquial e pequenas casinhas de sapé esparramadas.

Fonte: Autobibliografia do Zotinho
===

Nota
Censo 1839 Pouso Alto-MG, 8º quarteirão, fogo 633,
João Capistrano de Macedo- Doutor, 28, branco, casado,
Maria Augusta-Dona, 28, branco, casada
João, 3, branco, filhos
Maria, 1, branco
Francisco, 16, branco, solteiro,
nº de moradores no fogo: 36
nº de escravos: 31

Nota
João Capistrano de Macedo Alckmin nasceu em São João Del Rei / MG, no dia 23 de outubro de 1811. Ele recebeu esse nome porque nasceu no dia da morte de São João Capistrano. Ele adotou o nome “Capistrano” como sobrenome dos filhos, dando origem ao Capistrano de nossa família.

Foi um rico fazendeiro e famoso advogado. Formou-se em 1832 na Faculdade de Direito São Francisco em São Paulo. João Capistrano de Macedo Alckmin casou em 1835 com Maria Augusta Cesarino Ribeiro ‎(nascida em Pouso Alto no ano de 1812 e falecida em São João Del Rei, no ano de 1882)‎.

Conforme Censo 1939 de Pouso Alto - MG ‎(ver abaixo)‎, moravam na Fazenda localizada no “8º quarteirão – Fogo 633”:

- João Capistrano de Macedo Alckmin, com 28 anos;

- sua esposa Maria Augusta Cesarino Ribeiro, também com 28 anos;

- seu filho João Capistrano Ribeiro de Alckmin, com 3 anos;

- sua filha Maria Custódia Capistrano Alckmin ‎(minha avó paterna)‎, com 1 ano;

- Francisco, com 16 anos ‎(não sei se seria o irmão ou o sobrinho dele)‎;

- 31 escravos.



Censo 1839 Pouso Alto-MG, 8º quarteirão, fogo 633,

João Capistrano de Macedo Alckmin - Doutor, 28, branco, casado,

Maria Augusta - Dona, 28, branco, casada

João, 3, branco, filhos

Maria, 1, branco

Francisco, 16, branco, solteiro,

nº de moradores no fogo: 36

nº de escravos: 31

FONTE: Centro de Memória Cultural do Sul de Minas Gerais


Ele possuia também a Fazenda do Rosário, onde construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário, em torno da qual foi criado a Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, dando origem a Vila do Rosário de Dom Viçoso e atualmente de “Dom Viçoso”.

João Capistrano de Macedo Alckmin também era dono da “Fazenda dos Pintos”, comprada de Manoel Pereira Barros, filho do Capitão Mor Manoel Pereira Pinto, dono da Sesmaria Santa Cruz dos Pintos, que originou o lugarejo hoje denominado “Pintos Negreiros”. Não se sabe ao certo a origem do nome “Fazenda dos Pintos”. Talvez tenha sido originado do nome da Sesmaria da Santa Cruz dos Pintos ou do nome do “Ribeirão dos Pintos” que a banhava ou talvez devido ao sobrenome “Pinto” do dono da Sesmaria.

Foi eleito Deputado Estadual pela Província de Minas Gerais, no período de 1842 a 1843, quando apoiou a Revolução de 1842 em Minas Gerais, sendo nomeado Juiz de Direito da Comarca do Rio Verde, pelo Governo Insurgente.

Era filho de Rita Francisca Alckmin, natural de São João Del Rei e do Alferes João Rodrigues Chaves de Macedo, natural do Arcebispado de Braga/Portugal. João Rodrigues e Rita Francisca casaram-se na matriz de São João Del Rei / MG em 13/08/1809, conforme Atestado transcrito abaixo:



ATESTADO DE CASAMENTO DE JOÃO RODRIGUES E RITA FRANCISCA

Casamento - SJDRei, aos 13-08-1809 matriz, Alferes. João Rodrigues Chaves de Macedo, filho de Antonio Rodrigues Chaves e Maria Joaquina, natural da freguezia do Sr. da Cruz da Vla de Barcellos, Arcebispado de Braga; = cc. Rita Francisca de Alckmin, filha do Alferes Custodio Ferreira Pedrozo e Maria Emeliana de Alckmin.

Fonte: Centro de Memória Cultural do Sul de Minas Gerais.

Site: ­http­://­www­.­projetocompartilhar­.­org­



Alferes João Rodrigues Chaves de Macedo, pai de João Capistrano de Macedo Alckmin, faleceu em 18/10/1854 na Vila Campanha da Princesa/MG, deixando o Testamento transcrito abaixo:



Testamento de João Rodrigues Chaves de Macedo:

“Eu, João Rodrigues de Macedo, natural da freguesia de Barcelinhos, Arcebispado de Braga do Reino de Portugal, filho de Antonio Rodrigues Chaves e Dª Joaquina Rodrigues Chaves, já falecidos. Sou casado com Dª Rita Francisca de Alckmin de cujo consórcio tivemos os filhos seguintes, os quais são os legítimos herdeiros das duas terças partes dos meus bens;

= João Capistrano;

= Dona Maria, já falecida, e que deixou filhos;

= Dona Custodia, casada com Francisco Herculano;

= Dona Alexandrina, casada com João Alves de Oliveira;

= Dona Anna, casada com Antonio Ribeiro Caldas;

= Dona Generosa, casada em 1ª núpcia com Luiz Antonio Xavier dos Reys e em 2ª núpcias com Joaquim Nery filho;

= Dona Francisca, casada com Jose Alves Muza;

= Dona Joanna, casada com Jose de Souza Soares;

= Dona Rita, casada com Manoel Joaquim de Souza e Oliveira. Ela faleceu sem deixar descendente algum.



Testamenteiros: 1º meu filho João e meu genro Jose de Souza Soares conjuntos; 2º meus genros Francisco Herculano e Joaquim Nery também conjuntos.



Deixo a quantia de 200$000 réis para cada um de meus netos e netas, filhos de minha filha D. Joanna e de seu marido Jose de Souza Soares e que forem vivos ao tempo de minha morte, quer os já nascidos quer os que nascer em minha vida.



Deixo a minha bisneta, filha de Francisco Pereira do Nascimento cujo nome ignoro, 300$000 réis e declaro que o mesmo Pereira já recebeu a quantia de 500$000 réis por conta da herança que sua mulher tem de herdar de mim.



Nomeio o meu genro Jose de Souza Soares para Tutor de meus netos, filhos de minha filha Generoza e de seu primeiro marido Luiz Antonio Xavier dos Reys e quando o mesmo não possa por qualquer motivo será nomeado meu filho João Capistrano o Tutor. Deixo 100$000 para meu neto João, filho da mesma minha filha Generoza e de seu primeiro marido.



Declaro que meu genro Joaquim Nery tem morado em minha Fazenda do Lambary e que o mesmo não tem parte alguma nela e quando ele queira por ventura cobrar alguma quantia a titulo de benfeitorias, de despesa ou qualquer motivo os meus herdeiros compensarão ‎(...)‎ e desfrute que ele tem feito na mesma.

O resto da minha terça se repartira igualmente entre meus herdeiros.



Campanha 03-11-1854 João Rodrigues de Macedo

Aprovação 03-11-1854

Abertura: 18-12-1854

Aceitação: 20-12-1854 Dr. João Capistrano de Macedo Alckmin e Jose de Souza Soares”



Fonte: Centro de Memória Cultural do Sul de Minas Gerais

Rita Francisca de Alckmin, mãe de João Capistrano de Macedo Alckmin, faleceu no dia 16/03/1857 em Campanha da Princesa/MG, deixando o Testamento transcrito abaixo, no qual ela institui por herdeiro do remanescente de sua terça parte, o filho João Capistrano de Macedo Alckmin.



Testamento de Rita Francisca de Alckmin:



“Eu, Rita Francisca de Alckmin, sou filha de Custodio Ribeiro Pedrozo e Maria Emilianna Alkmim, ambos já falecidos. Fui casada com o finado João Rodrigues de Macedo de cujo matrimonio existem vivos os filhos seguintes:

= João Capistrano de Macedo Alckmin, casado; = Alexandrina; = Custodia; = Anna; = Generosa; = Francisca; = Joanna; todas casadas e com filhos e que falecendo minha filha Maria Hypolita deixou três filhos cujos são também meus herdeiros por direito de representação, e falecendo minha filha Ritta casada, não deixou filhos.



Testamenteiros:

1º meu filho João Capistrano de Macedo Alckmin;

2º ao Reverendíssimo Sr. Conego Antonio Felippe de Araujo, e

3º a meu genro Joaquim Nery.



Deixo a minha neta e afilhada Anna Ritta, filha de minha falecida filha Maria, 400$000.

Deixo a minha neta e afilhada Maria Victoria, filha de meu filho João, 400$000.

Deixo a minha afilhada e netos Francisca, Ignes, Francisco, Joana filhos de minha filha Alexandrina, 400$000 a cada um.

Deixo a minha neta Anacleta, filha de minha filha Custodia, 400$000.



Cumpridas todas as minhas disposições instituo por herdeiros do remanescente de minha terça a meu filho João Capistrano de Macedo Alckmin.



Campanha, 21-12-1854 Rita Francisca de Alckmin,

Aprovação 22-12-1854

Abertura: 16-03-1857

Aceitação 14-04-1857 Dr. João Capistrano de Macedo Alkmim.”



Fonte: Centro de Memória Cultural do Sul de Minas Gerais

View Notes for ...


Fontes

Fonte

View Sources for ...


Mídia
Não há nenhuma Mídia para essa pessoa.
View Media for ...


Família com Pais
Pai
Major João Rodrigues Chaves de MACEDO ‎(I2193)‎
Nascimento 1776 Barcelinhos, , Portugal
Falecimento 18 Dezembro 1854 ‎(Idade 78)‎ Campanha, MG, Brasil
18 anos
Mãe
 
Rita Francisca de ALCKMIN ‎(I2196)‎
Nascimento 1794
Falecimento 1857 ‎(Idade 63)‎

Casamento: 13 Agosto 1809 -- São João Del Rei, , Minas Gerais, Brasil
2 anos
#1
Dr. João Capistrano de Macedo ALCKMIN ‎(I1472)‎
Nascimento 23 Outubro 1811 35 17 São João Del Rei, , MG, Brasil
#2
Irmã (Nascimento)
#3
Irmã
#4
Irmã
#5
Irmã
#6
Irmã (Nascimento)
Família com Maria Augusta Cessarino RIBEIRO
Dr. João Capistrano de Macedo ALCKMIN ‎(I1472)‎
Nascimento 23 Outubro 1811 35 17 São João Del Rei, , MG, Brasil
Esposa
#1
Filho (Nascimento)
Francisco de Macedo ALCKMIN ‎(I2197)‎
Nascimento 1823 11
13 anos
#2
Filho
Dr. João Capistrano Ribeiro de ALCKMIN ‎(I1232)‎
Nascimento 1836 24 Santa Rita do Sapucaí, MG, Brasil
Falecimento Sim
2 anos
#3
Filha (Nascimento)