Além de escoar a produção agrária da Zona da Mata mineira, principalmente o café, a Estrada União e Indústria também levava os primeiros transportes coletivos. Eram as diligências que, com suas quase 3 toneladas, levavam até 14 passageiros, além do cocheiro, do condutor e de um ajudante, que tocava um trompete "como aviso aos que viajavam em sentido contrário".

Diligência
Diligência utilizada na "Estrada União e Idústria".

As diligências eram puxadas por quatro mulas, que eram trocadas nas chamadas "Estações de Muda", ao longo do caminho, em um revezamento que se repetia a cada hora, 12 vezes durante a viagem.

Estação de Muda
Estação de Muda tendo ao fundo a quinta de Mariano Procópio.

Museu Rodoviário

Atualmente, todas as estações de muda desapareceram, exceto a oitava, que fica na pequena Monte Serrat, distrito de Comendador Levy Gasparian, RJ e que hoje é a sede do Museu Rodoviário.

Museu Rodoviário
Museu Rodoviário tendo ao fundo a Pedra do Paraibuna.

Neste museu ainda estão preservadas algumas das máquinas usadas na construção da estrada, alguns dos marcos de pedra e até a diligência usada na viagem inaugural de D. Pedro II.